Segue-nos

Tour de Kalos (Uma visita à nova região de Pokémon X&Y)



Por  João 'Pliskin' Frias     23:12    Etiquetas:,,,,,,, 
Allons-y!


Recentemente, a Pokémon Company revelou o nome e o mapa da região que servirá de cenário às aventuras de Pokémon X & Y, juntamente com outras informações relacionadas com os jogos (podem ler aqui nossa análise). Esta revelação veio comprovar as suspeitas que as primeiras imagens do jogo (sobretudo de gameplay) deixaram na comunidade de jogadores de Pokémon: a inspiração na Europa para a nova região.

Sabe-se agora, definitivamente, que a região de Kalos é inspirada num país europeu concreto: França.

Kalos torna-se assim a primeira região da franchise Pokémon a ser inspirada numa região do continente europeu, depois do Japão (Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh) e do continente americano em Unova. A região que serviu de palco aos eventos de Black & White foi a primeira a deixar terras nipónicas para se inspirar na cidade de Nova Iorque e arredores, com destaque para a ilha de Manhattan, onde se desenvolveu a metrópole nova-iorquina.

Em X & Y atravessamos o Atlântico e "revisitamos" França com base no universo Pokémon. A geografia da região de Kalos, em forma de pentagrama (ou estrela de cinco pontas) remete para o território francês, como podem constatar pela comparação abaixo:

Eis o mapa de Kalos:




E o mapa de França:






Uma análise mais detalhada ao mapa de Kalos permite identificar alguns elementos alusivos a edifícios e monumentos franceses famosos. Passemos então ao nosso tour visual, para descobrir dez das várias inspirações cénicas da Game Freak em terras gaulesas. 

E para acompanhar o tour, uma música a condizer:



On y va?




Nº 1 - Paris e Lumiose City

Partimos da cidade de Lumiose (Miare em japonês). A cidade e o seu destaque no mapa dá a entender que será a maior de Kalos, o centro nevrálgico de toda a região. Lumiose dá continuidade à tendência de existir sempre uma 'big city' em cada região (ex. Celadon em Kanto e Goldenrod em Johto), tendência esta que ganhou um novo significado com a cidade de Castelia, onde o grafismo acentua as proporções gigantescas da maior cidade de Unova.

A cidade real que serviu de inspiração a Lumiose é bastante clara: Paris, capital de França. 
O nome ocidental de Lumiose tem como base o título da cidade de Paris: "Cidade Luz" ou "La Ville-Lumière" em francês. Lumière significa 'luz' e desta forma, a palavra francesa serve de base ao nome Lumiose.

Mas não são as únicas pistas. As primeiras imagens de X & Y mostram alguns pormenores da cidade e elementos característicos do quotidiano parisiense. No centro da cidade existe uma torre que apresenta muitas semelhanças com a Torre Eiffel e os protagonistas são vistos a percorrer avenidas cuja concepção remete para a famosa Avenida dos Campos Elíseos (Champs-Élysées), e onde não faltam os característicos cafés parisienses com as respectivas esplanadas. Sabe-se também que Lumiose é um centro de comércio, com bastantes lojas espalhadas pelas ruas, o que corresponde também à vertente comercial de Paris, onde se destacam as famosas lojas das grandes casas da alta-costura.

Ah, o aroma a café e baguettes logo pela manhã...
Torre Eiffel

Paris - Avenida dos Campos Elíseos
Cafe de Flore




Mas não é tudo. No mapa de Kalos podemos ter uma ideia do traçado urbano da cidade de Lumiose. De forma circular e centrada na torre, a cidade desenvolve-se radialmente ao longo das avenidas que partem do centro, formando um círculo (a cidade de Castelia (Unova), embora parcialmente, também apresenta um formato radial). A cidade é atravessada por um rio, tal como Paris (rio Sena)

O modelo real também vem de Paris, mais concretamente da Praça Charles de Gaulle (ou Praça da Estrela - Place de l'Étoile) onde se ergue o Arco do Triunfo e de onde partem algumas das avenidas parisienses mais icónicas, como  já mencionada Avenida dos Campos Elíseos. 
No caso de Lumiose, "sai" o o Arco do Triunfo e "coloca-se" a Torre Eiffel no centro da praça. 


Lumiose City
Paris - Praça Charles de Gaulle e Arco do Triunfo




---

Nº 2 - Palácio de Versalhes (Chateau de Versailles)

No mapa de Kalos pode-se ver, a sul de Lumiose, uma grande área ajardinada que aparenta ser inspirada no Palácio (ou Castelo) de Versalhes e nos seus enormes jardins. Algumas imagens de gameplay também reforçam a inspiração em Versalhes, onde se pode ver a protagonista a percorrer um espaço notoriamente palaciano, onde para além da fachada de um palácio, se pode ver um jardim, um lago e uma estátua.






Palácio e jardins de Versalhes


---

Nº 3 - Castelo de Chenonceau (Chateau de Chenonceau) 

Kalos é uma região atravessada por muitos rios e como tal, é natural que existam muitos pontos de travessia. Um destes pontos é um "edifício-ponte" que parece corresponder a um espaço semelhante à Village Bridge de Unova.

Este edifício é inspirado no Castelo de Chenonceau (também conhecido como Castelo das Sete Damas) situado na região do Vale do Loire. Elegantemente construído sobre o rio Cher, é o segundo castelo mais visitado de França, depois de Versalhes.




Castelo de Chenonceau, sobre o rio Cher

---

Nº 4 - Monte Saint-Michel (Mont Saint-Michel)

Na costa norte de Kalos pode-se ver o que aparenta ser uma localidade situada numa pequena ilha e faz sentido que assim seja, ou não fosse este local inspirado no Monte Saint-Michel, na região da Normandia.
É um dos pontos turísticos mais famosos e icónicos de França. A localidade desenvolveu-se num monte isolado na foz do rio Couesnon, em torno da abadia que "coroa" o topo do monte. Com a maré cheia, o caminho de acesso desaparece sob as águas, tornando temporariamente o monte numa ilha isolada.






---

Nº 5 - Complexo megalítico de Carnac

A sul do que parece corresponder ao "Mont Saint-Michel" de Kalos, surge um local onde são visíveis alguns alinhamentos de pedras. Corresponde, em França, ao complexo megalítico de Carnac (Bretanha), constituído por um conjunto de 3000 megálítos (do grego mega, megalos (grande) e lithos (pedra) erguidos por volta de 2000 a.C. e dispostos em (misteriosos) alinhamentos. As rochas de Carnac têm intrigado os investigadores desde há séculos, não se conhecendo o significado concreto por detrás deste complexo pré-histórico.


Em Kalos deverá corresponder a um local ancestral, naturalmente rodeado de uma aura de mistério e, provavelmente, com ligações ao sobrenatural (à semelhança das Ruins of Alph (Sinnoh) e Relic Castle (Unova). O círculo de pedra (cromeleque) que faz parte do monumento leva a concluir que este espaço será também inspirado num outro monumento megalítico: Stonehenge (Inglaterra).

Certamente, um local interessante a visitar.





Rochas de Carnac (Bretanha, França)




Stonehenge (Salisbury, Inglaterra)


- - -

Nº 6 - Porto de La Rochelle

Seguindo para sul ao longo da costa ocidental de Kalos, chegamos ao que parece ser uma pequena localidade à beira mar (ou monumento isolado), identificável por duas torres, uma de forma rectangular e outra circular. Comparando Kalos a França, a inspiração para este local parece ser La Rochelle e as famosas torres que ladeiam a entrada para o porto da cidade portuária.








- - -

 Nº 7 - Observatório de Pic du Midi

Este é um local de difícil de identificar (pelo menos para o vosso "guia"). Já foi revelado em imagens de gameplay, em que são visíveis edifícios com formato de cúpula. Poderão corresponder a um complexo relacionado com observação astronómica, com cúpulas de observatórios ou talvez planetários.


Em França, o observatório astronómico de Pic du Midi, nos Pirinéus (o mais elevado de França, construído aos 2887 m de altitude) poderá ter servido de inspiração a este local, embora em termos geográficos a localização em Kalos não corresponda aos Pirinéus, a sul de França








Observatório de Pic du Midi de Bigorre (Pirinéus franceses)
- - -

 Nº 8 - Alpes Franceses

Localizado na região nordeste de Kalos, a neve e o terreno montanhoso não deixam lugar a dúvidas. Corresponde em França à região dos Alpes Franceses, e é possível que a grande montanha de Kalos (todas as regiões têm uma), visível entre as nuvens, seja uma alusão ao Monte Branco (Mont Blanc), a montanha mais alta da Europa, localizada na cordilheira alpina. Em França, e ao contrário de Kalos, esta região montanhosa desenvolve-se na parte sudeste do país e serve de fronteira entre o território francês e países como a Suiça e Itália.


Também é identificável uma localidade tipicamente alpina (com um moinho, alusão ao Moulin Rouge parisiense?), onde a arquitectura remete para as aldeias de montanha da França alpina, famosas pelas suas estâncias dedicadas aos desportos de inverno, como Chamonix.
Snowpoint City (Sinnoh), anyone?






Chamonix
Monte Branco
- - -

 Nº 9 - Palácio Papal de Avignon ou Palácio Ducal de Nevers

Outro local de identificação duvidosa. Aparenta representar mais um palácio ou talvez uma mansão.

Se atendermos à localização e compararmos com o mapa de França, poderá corresponder ao Palácio Papal de Avignon (sul de França) - Avignon foi sede papal durante a Idade Média (1309-1378). A localização junto a um dos muitos rios da região de Kalos poderá remeter para o rio Ródano, em cuja margem esquerda cresceu a cidade de Avignon.

Por outro lado, se o rumor da existência das sub-regiões de Kalos Norte e Kalos Sul for verídico (ver parte final desta publicação), então este palácio/mansão poderá ser alusivo ao Palácio Ducal de Nevers (Borgonha).

Ainda assim, a dúvida permanece.






Palácio Papal de Avignon
Palácio Ducal de Nevers
- - -

Nº 9 - Disneyland Paris (?)

Para terminar, um local no mínimo curioso, directamente a sul da região nevada de Kalos.

Um palácio/castelo isolado cuja arquitectura se assemelha bastante com a do Castelo da Bela Adormecida, na Disneyland Paris. É cedo para determinar a inspiração, até porque se encontra afastado de Lumiose (Paris) mas não deixa de levantar suspeitas.

Poderá este edifício simbolizar um tributo subliminar à Disney, por parte da Pokémon?





Será?


- - -

E é tudo para já, treinadores.
Esperemos que tenham gostado deste pequeno tour onde procurámos identificar as fontes de inspiração francesas para a região de Kalos. Certamente poderemos contar com muitas mais referências dentro de Pokémon X & Y, mas teremos de esperar por Outubro para as "apanhar".

O que acham da inspiração francesa?
Concordam com as locais aqui descritos ou os vossos palpites são outros?

Entretanto, com a revelação do mapa de Kalos surgiu um outro rumor. A região apresentada poderá corresponder apenas a Kalos Norte, ou seja, a possibilidade de existir a região de Kalos Sul e de esta ser revelada mais tarde torna-se plausível. E geograficamente falando, até faz sentido, basta observarem a sobreposição abaixo.


Este factor pode mudar muitos aspectos e levanta muitas questões:

- Seria a primeira vez que uma região é dividida em duas sub-regiões. Poderá ser equivalente ao que testemunhámos na 2ª geração, com a possibilidade de alternar entre as regiões de Kanto e Johto, sendo a diferença fundamental o facto de ser a mesma região dividida em duas: Kalos Norte e Kalos Sul, hipoteticamente falando.

- Será possível visitar ambas as sub-regiões no mesmo jogo (como na 2ª geração) ou estará uma delas reservada a uma outra versão de X & Y?

- Ou será que esta região do sul, ainda por revelar, corresponde a uma nova região, independente de Kalos (e reservada, quiçá, para o 7ª geração)?

Não deixem de comentar o que vos vai na alma. ;)


Para reflectir:
Acordeonista de Nacrene City: primeira referência indirecta a Kalos?
Será que ele volta em X & Y?


See ya later, trainers!

Sobre João 'Pliskin' Frias


Sem comentários:

Enviar um comentário