Segue-nos

Próxima semana: o que esperar (E3+Get☆TV+CoroCoro) | Novo trailer de Pokémon Art Academy



Por  João 'Pliskin' Frias     16:48     
A segunda semana de Junho será certamente preenchida em termos de novidades relacionadas com o universo 'jogável' Pokémon. Razões não faltam.

Para os mais distraídos, deixamos uma resenha do que se avizinha nos próximos dias:
A E3 '14 (Electronic Entertainment Expo) de Los Angeles decorre durante a próxima semana. Conforme noticiámos anteriormente, a Nintendo não fará conferência na edição deste ano (tal como não fez o ano passado) optando pela divulgação via stream de um evento pré-gravado, provavelmente um Nintendo Direct como é apanágio da Big N quando se trata de divulgar novidades em primeira mão.


No que diz respeito à empresa de Quioto, a E3 deste ano reveste-se de uma importância singular. Num ano que se prevê de recuperação da Wii U em termos de quota de mercado, os próximos dias poderão e ser decisivos para delinear o futuro da consola doméstica da Nintendo de maneira a consolidar a recuperação da Wii U após o notável desempenho que o recente lançamento de Mario Kart 8 (MK8) demonstrou quer em jogos vendidos (1,2 milhões de cópias vendidas só no primeiro fim-de-semana) como em consolas, tendo em conta que muitas foram vendidas no formato de bundle Wii U + MK8

Uma boa E3 para a Nintendo será sinónimo da mais que provável manutenção do bom ritmo de vendas que arrancou com MK8, o que permitirá rever de forma positiva a estratégia da empresa face à Wii U a médio e longo prazo. Nesta estratégia incluem-se futuros lançamentos de jogos, sejam estes first-party (made in Nintendo e/ou estúdios directamente associados) ou oriundos de third-parties (estúdios externos).

Em termos de jogos para a Wii U, salientando particularmente os ligados aos Pocket Monsters, é de crer que a edição deste ano da E3 pode trazer - finalmente - novidades em relação ao misterioso Pokken Fighters, o jogo que muitos acreditam ser o sucessor espiritual dos Pokémon Stadium da Nintendo 64 e, noutra perspectiva, o derradeiro (e revolucionário) jogo Pokémon que pode fazer a diferença no catálogo da Wii U e, claro está, nas vendas da consola. Relativamente à hipótese de Pokémon regressar em força à Wii U, Satoru Iwata fez recentemente algumas enigmáticas considerações em torno da questão. 

Por outro lado, Pokémon poderá ser uma das "cobaias" de um conceito que a Nintendo poderá elaborar na E3: a Nintendo Figurine Platform ou NFC Featured Platform (NFP). Para quem não está a par da novidade, a Nintendo revelou em Maio a intenção de enverdar pelo formato que Skylanders e Disney Infinity têm vindo a explorar desde há uns tempos a esta parte: a utilização de figuras físicas 'scannáveis' em associação com um jogo, formato a ser aplicado na Wii U e na 3DS ainda este ano, através da aplicação hardware específico e adaptado a NFP em ambas as plataformas de jogo.

Nintendo NFP

Super Smash Bros. (Wii U/3DS) poderá ser o jogo escolhido para exemplificar o sistema NFP com recurso a figuras de personagens da Nintendo (e tendo em conta que é um jogo comum às plataformas fixa e portátil). No entanto o factor de colecionismo associado à aquisição deste tipo de figuras leva de imediato a pensar no caso concreto de Pokémon, em que a captura e armazenamento são peças fundamentais do conceito base da franquia, de maneira que não é difícil perspectivar um jogo Pokémon baseado no sistema NFP. Resta saber se esse será um dos objectivos da Nintendo a ser anunciado na E3 deste ano. Bem vistas as coisas, Pokken Fighters (como fighting game) também seria elegível para este sistema na eventualidade de o desbloqueio de novos Pokémon depender da aquisição de figuras.
Mas até à confirmação (ou não), as hipóteses em cima da mesa não passam de especulação.

No departamento portátil já não será novidade para ninguém dizer que Pokémon está particularmente destacado. É praticamente garantido que a E3 será palco privilegiado de divulgação de novidades e revelações no que aos remakes de Hoenn - Omega Ruby e Alpha Sapphire - diz respeito.

A transmissão da Nintendo na E3 está marcada para as 17h (9h em Los Angeles) do dia 10 de Junho. 
Será disponibilizado o stream no próprio dia, na página do PCB do Facebook de modo a não perderem pitada.

- - -

No seguimento da E3 e das novidades de Omega Ruby e Alpha Sapphire, a semana também terá direito a a uma transmissão da Pokémon Get☆TV, a 15 de Junho. Quem assistiu à transmissão de 11 de Maio ficou, provavelmente, decepcionado, uma vez que as novidades foram poucas ou mesmo nenhumas. Tendo em conta a semana em que se insere e com a E3 a ser o centro das atenções, somos da opinião que as revelações serão também poucas desta vez, reservando-se os conteúdos mais relevantes para Los Angeles. A Pokémon Get☆TV será provavelmente um pequeno complemento à E3, servindo para eventualmente reforçar os conteúdos previamente revelados na feira. Desta forma também se mantém o formato dito "natural" deste tipo de emissões televisivas, em que as informações tornadas públicas são, regra geral, muito escassas e pontuais (mas que no entanto não impedem o hype, também ele natural).

Agora o terceiro elemento e este sim poderá ser rico em novas informações: a edição de Junho da revista CoroCoro cujos scans deverão ser disponibilizados online nos dias 11/12, os quais trataremos de disponibilizar assim que nos chegarem.

UPDATE: Durante a elaboração desta publicação os scans da CoroCoro foram disponibilizados online (muito mais cedo do que o previsto). A nossa análise e primeiras considerações seguem em publicação própria.


Resumidamente, três dois bons motivos para os treinadores ficarem atentos aos próximos dias. O PCB fará, como de costume, a cobertura de todas as novidades portanto fiquem atentos.

Por último, aproveitamos esta publicação para divulgar o mais recente trailer (extenso) de Pokémon Art Academy:

Sobre João 'Pliskin' Frias


Sem comentários:

Enviar um comentário