Segue-nos

Leaks da CoroCoro de Setembro [análise]



Por  João 'Pliskin' Frias     19:26     
Portanto treinadores, chegou aquela altura do mês.

No seguimento dos conteúdos apresentados na edição de Agosto e em 'sintonia' com a acesa discussão que entretanto se gerou em torno destes mesmos conteúdos, os leaks da edição de Setembro da CoroCoro vêm dar alguma luz sobre o misterioso teaser do 19º filme (a estrear no Verão de 2016) apresentado no final do 18º filme Pokémon: The Archdjinni of the Rings: Hoopa.

O teaser em questão apresentou dois elementos rodeados de mistério que poderão estar ou não relacionados: uma silhueta sombria que aparentemente poderá corresponder a uma forma alternativa de Zygarde (forma alternativa pode ser uma entre várias opções, Mega Evolução, forma primordial, etc.) e um pequeno Pokémon de forma sugestivamente celular (mais concretamente zigótica, segundo algumas interpretações)

Não avançando nenhum esclarecimento no que diz respeito à identidade destes dois elementos, a CoroCoro disponibiliza algumas informações a ter em conta assim como algumas imagens do pequeno Pokémon celular cuja forma até agora só tinha sido avançada por espectadores nas salas de cinema japonesas com boa memória visual e traço a condizer.

Como se pode observar nas imagens abaixo, os leaks confirmam que o que nos chegou em desenho não se afasta da realidade.




Um dos detalhes adicionais que nos chegou referente a este Pokémon colocava um núcleo vermelho na 'barriga', pormenor ausente nos primeiros esboços. Temos agora a confirmação de que esse detalhe não só está correcto como apresenta uma forma hexagonal. Curiosamente, esta constatação tem um efeito contraditório na ligação que foi feita entre este Pokémon e Zygarde: Por um lado a forma hexagonal remete para o terceiro elemento do trio lendário kalosiano mas por outro o vermelho não faz parte do esquema de cores do Pokémon lendário, sendo um elemento estranho à primeira vista e dissociável de Zygarde.

A silhueta que deu azo à discussão, conforme surgiu no teaser ao acompanhar o título da trilogia de filmes da era XY.

Temos também a confirmação de que os olhos, ou mais concretamente um deles, simula um núcleo celular, confirmando a natureza biológica deste Pokémon que aparentemente não será único. Uma das imagens da revista deixa antever cinco destes Pokémon reunidos, um central ("em pé") e quatro deitados à sua volta.

Este será provavelmente o factor mais intrigante no que diz respeito à renovada interpretação em torno deste Pokémon. Aparenta ser um Pokémon não-lendário dada a existência de mais do que um espécime deste Pokémon (embora esta não seja uma 'regra de ouro', sobretudo no anime que é o que está em análise), factor que o poderá aproximar de uma relação com Zygarde semelhante à de Carbink em relação a Diancie (sendo ambos da mesma geração) mais do que uma relação genética semelhante a Mew-Mewtwo (origem e derivação genética).

Tão pouco aparenta ser um Pokémon único que se multiplica em várias 'réplicas' embora, dada a natureza celular do Pokémon, se devam colocar aqui as devidas reticências pois este cenário não está fora de questão. Seja qual for a resposta oficial a este mistério, não parece plausível encarar este Pokémon como uma forma zigótica de Zygarde, sendo antes um Pokémon distinto contudo relacionado com o lendário, não só pela ligação visual que a CoroCoro (e o teaser) faz entre ambos como por pormenores evidentes como a cor verde, um elemento de design em comum (hexágono) e a natureza zigótica quer deste Pokémon como do nome do lendário em questão (Zygot > Zygarde). 


A revista informa que este Pokémon verde, cujo nome ainda é desconhecido, irá aparecer na série de anime antes da estreia do novo filme ao passo que Zygarde, na sua forma normal (se a silhueta sombria corresponder de facto a uma forma alternativa), irá marcar presença no Acto IV do Especial da Mega Evolução (The Strongest Mega Evolution). O papel de Zygarde num especial dedicado às Megas dá imediatamente que pensar. 
Pista para a verdadeira natureza da forma sombria do 19º filme? Para bom entendedor...


Outro mistério que poderá estar resolvido.
Desta forma o anime começa a preparar a sua última fase com a conclusão da história de Kalos em torno de Zygarde. A partir do anime e do especial lançam-se as bases para o filme o que, por outra via, poderá ser uma sugestão para o que nos espera em termos de jogos sendo neste momento praticamente certo que, mais tarde ou mais cedo, teremos ou uma terceira versão ou sequelas de XY onde Zygarde será estrela. 

Resta a dúvida quanto ao 'encaixe' deste Pokémon celular em termos de Dexes, pois ainda não se sabe se será uma nova adição à Dex kalosiana ou se este é o primeiro Pokémon da 7ª geração a ser revelado. Pela aparentemente óbvia ligação a Zygarde, a primeira via parece ser a mais coerente, sendo assim a mais que provável última entrada na Dex da 6ª geração. O "Mew" kalosiano de certa forma, lendário ou não.

No que diz respeito ao estranho Pokémon verde e a Zygarde, nada mais é avançado nas páginas da CoroCoro. Encontram-se respostas para algumas perguntas e surgem outras mas a revista adianta que a 15 de Setembro (quando do lançamento da edição de Outubro), serão publicados mais detalhes em relação ao dito Pokémon, à silhueta sombria e ao papel destes no anime.


- - -


O segundo tema abordado na edição de Setembro prende-se com Pokémon Super Mystery Dungeon, o muito antecipado novo título da série dos Pokémon exploradores.

Chega-nos um primeiro vislumbre de como funciona a Mega Evolução no jogo, sendo que uma das vantagens de mega evoluir passa por ganhar a capacidade de destruir paredes de masmorras em benefício de uma progressão melhorada, onde se inclui a descoberta/acesso a espaços secretos e inacessíveis de outra forma. Apresentam-se também dois novos items, Lapis e Ringle. 

O Ringle é um held item que, como o nome indica, tem forma anelar e é transportado pelo Pokémon. Tem, aparentemente, propriedades (e estética) semelhantes ao Mega Ring da série principal, a julgar pela arte que apresenta um Mega Salamence com um Ringle na pata dianteira esquerda. O Lapis (lapis = pedra em latim) é uma pedra (pois claro) anexável ao Ringle e que permite melhoramentos on the go dentro das masmorras. Exemplos: Power Up Lapis aumenta a força do Pokémon, Protect Up Lapis reduz o dano recebido e Barrage Protect Lapis impede que o Pokémon receba dano de múltiplos ataques durante um turno. Os Lapis só podem ser usados dentro das masmorras e não são acumuláveis como items pois desaparecem assim que a equipa sai de uma masmorra.

Apesar das óbvias semelhanças entre Mega Ring/Mega Stone e Ringle/Lapis, não é claro se o processo de Mega Evolução depende de algo como um Mega Evolution Lapis ou solução semelhante mas tendo em conta de que o elemento humano se encontra ausente (a não ser que a "alma" do Pokémon do jogador entre na equação já que, seguindo a tradição da série, este é um humano que se vê transformado num Pokémon), o processo que desencadeia a Mega Evolução poderá ter como base um "gatilho" diferente.

São também avançados detalhes referentes a determinados Pokémon com os quais os jogador poderá interagir durante o jogo onde um/uma Ampharos sai destacado(a).

Tendo como base experiências anteriores de PMD, é provável que se trate de um spotlight a Pokémon NPC (non playable character) tutores e/ou mercadores que prestam ajuda à equipa do jogador ao longo das aventuras. A hipótese de serem tutores (cada elemento com a sua especialização) é mais viável tendo em conta os laços dourados de equipa que transportam, sinal de que são exploradores, provavelmente de rank elevado, com provas dadas em termos de experiência de campo. Destacam-se Ampharos (provavelmente a figura tutelar mais relevante. Guildmaster ao jeito da série Explorers?), Buizel, Jirachi, Mawile, Archen, Bunnelby, Swirlix e Dedenne. A arte sugere outras como Torchic e Bulbasaur.
Outra hipótese em cima da mesa é estes Pokémon serem elementos de equipas rivais.

Aguardamos tradução para um esclarecimento concreto do que se apresenta nesta secção. Até confirmação a favor ou em contrário, convém digerir esta informação com uma pitada de sal.






Sobre João 'Pliskin' Frias


Sem comentários:

Enviar um comentário